Hoje é dia de Iemanjá
Um dos mais conhecidos orixás africanos, Yemanjá, cujo nome deriva da expressão Yèyé omo ejá (Mão cujos filhos são peixes) tem seu dia comemorado neste 2 de fevereiro. Por todo o Brasil, principalmente na Bahia, onde ocorre a maior festa em sua homenagem, a orixá goza de grande popularidade entre seguidores, não só das religiões afro-brasileiras, mas, também, de crenças distintas.
Milhares de pessoas trajando branco saem em procissão até as águas, onde depositam uma grande variedade de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.
Os filhos e filhas de Yemanjá, como são chamados os que nascem sobre sua proteção, costumam ser serenos, maternais, sinceros e prestam ajuda a todos sem exceção. São ordeiros e, também, hierárquicos. São ingênuos e calmos, até demais. Porém, quando se enfurecem, costuma-se dizer que são como as ondas do mar, que batem sem saber onde vão parar.
Em Santa Catarina, na cidade de Navegantes, encerra-se hoje a festa da Nossa Senhora de Navegantes, santa católica, porém, que tem sua doutrina fundida com a de Yemanjá. É só notar que a data em que se comemora o dia da santa e da entidade afro, são as mesmas, no caso, neste dia 2 de fevereiro.